We translate our materials for English language

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Debate 3º Congresso Nobec Rio.


Criança Vê, Criança fala!
E você? Já ficou atento às crianças para escutar e perceber o que elas pensam sobre os locais por onde passam? Sabe o que elas sugerem para melhorar a casa, a rua, o bairro ou a cidade? 
Alguns projetos pretendem atentar para o olhar da criança sobre o espaço urbano, aproveitando sua vivência e seus pensamentos para transformar a cidade e também para ensinar sobre a importância do espaço público, que deve ser um lugar de trocas sociais, direitos e deveres. A CriaCidade, fundada pela cientista social Nayana Brettas, realiza diversas intervenções com este fim. Um dos projetos é o Criança Fala, no qual escuta-se as ideias, sentimentos e sonhos das crianças – apreendidos de forma lúdica – para elaborar políticas públicas, projetos arquitetônicos, gestão de espaços e de equipamentos e projetos políticos pedagógicos.
Há também a experiência do Projeto Prisma  ,na tentativa de aprofundar a visão poética das crianças a respeito dos espaços por onde circulam, foram realizadas saídas fotográficas nas quais elas tinham liberdade para captar as imagens que as interessassem. Este exercício gerou intervenções imediatas das crianças sobre o espaço público, à medida que rompiam a barreira do privado ao tirar fotos de pessoas conversando, casais e trabalhadores que em torno de si. Este contato com o ambiente em que estavam envolveu inclusive atenção às plantas que encontravam, uma vez que a natureza também foi considerada parte da esfera pública ao longo do trabalho desenvolvido. O projeto ainda abrangeu mais aspectos importantes, como a participação direta de pessoas da comunidade.
Debate no 3º Congresso Nobec Rio de Janeiro - Dias 15 e 16 de novembro - Inscrições e reservas: nobecrio@yahoo.com.br


Curso de Confecção de Fantoches - Nobec Rio 2014

Nossas alunas do Curso de Recursos Visuais - Fantoches de Recicláveis.
Simples e Fantástico!!   
Já imaginou as crianças chegando e encontrando este visual em sua mesa ou na pratilheira???

Vídeo de Apresentação NOBEC

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails